Como procurar hospedagem?

Posso dizer com tranquilidade: esse é um dos maiores medos dos turistas, pois inclui dezenas de fatores, principalmente pessoais. Vou comentar como procuro hotéis nas cidades do meu roteiro. Abro quatro páginas na Internet (ou outras de sua preferência):

www.booking.comwww.trivago.com.brwww.google.com.br – www.hostelword.com

No site do Booking digito a cidade de destino. Um dos pontos positivos do site é o mapa que ele oferece com todos os hotéis relacionados. Procuro o ponto de referência onde pretendo me hospedar ao redor. Geralmente a estação de trem, para facilitar o percurso. Já que farei vários bate-voltas para outras cidades, ficar longe não é uma boa ideia.
Vejo todos os lugares de hospedagem próximos. Escolho os que mais me agradam pelas fotos e opiniões. No site do Trivago procuro pela mesma cidade.

Vejo os hotéis que escolhi e aproveito para dar uma olhada em outros. O Trivago é muito bom, pois faz a comparação de preços do mesmo hotel em vários sites. Há, também, o www.tripadvisor.com, com opiniões de diversos hóspedes. A diferença de valores entre os sites de hotéis é exorbitante: encontrei o mesmo hotel, com o mesmo quarto, para o mesmo período, com diferença de 60 euros entre eles. Pesquise!

Depois é a vez do Hostelword. Veja: a diferença – às vezes – entre um hotel, um hostel e um albergue é irrisória. Há hotéis com quarto e banheiro privado mais barato que um albergue, onde você é obrigado a dividir o quarto e o banheiro com outras pessoas.

Após analisar todos os lugares de hospedagem e escolher o que mais me agradou em relação a preço e localização, verifico as opiniões dos hóspedes em todos os sites. Sabemos que existem pessoas que adoram reclamar exageradamente e sem razões. Minha opinião: se você está buscando um lugar econômico para se hospedar, é claro que não terá as mesmas mordomias do hotel Hilton.

O que importa são os seguintes fatores: localização e quarto limpo. O restante não é fator para preocupação, pois o hotel é para tomar banho e descansar. Mas as opiniões ajudam quando vários fazem observações sobre: o cheiro dos quartos, o mau funcionamento dos banheiros ou sujeira. Esses são pontos que devem ser levados em consideração.

Depois, conforme a expressão, “jogo no Google” para solucionar minhas dúvidas finais. Procuro opiniões de turistas brasileiros e vejo se o local possui site próprio. Aproveito para verificar no Google Maps se a distância do lugar – ou atração – que o site menciona ser próximo do hotel é verdadeira. Cuidado: alguns amigos confiaram na distância mencionada em sites e acabaram em um pesadelo de uma grande caminhada.

Após a escolha, faço a reserva conforme as instruções de cada site, guardo os emails de confirmações em uma pasta na minha caixa de entrada e os imprimo para levar na viagem. Muito trabalhoso, não é mesmo? Mas já economizei quatrocentos euros em um planejamento de viagem seguindo esses passos.

Ao procurar hotéis nos sites de hospedagem, dependendo do período, alguns já podem estar lotados para as datas desejadas. E como a Lei de Murphy existe, provavelmente será aquele que você tanto queria. Procure o site do hotel e mande um e-mail solicitando informações sobre reservas para o período desejado (não sabe inglês ou francês? Use as ferramentas de tradução do Google). Há a possibilidade de ocorrer alguma desistência ou o hotel não anunciar todas as vagas. Essa dica é verdadeira: eu já a comprovei!

Como faço as reservas com muita antecedência para aproveitar promoções e encontrar vagas, quando está próximo da minha viagem, envio um email para o hotel solicitando a comprovação da minha reserva. No meu caso, todos os hotéis franceses responderam, confirmando a minha solicitação. Essa é uma dica para evitar surpresas desagradáveis, como chegar a um hotel e sua reserva não constar na lista e, para agravar a situação, com todos os quartos ocupados.

Mesmo realizando todas essas precauções, alguns problemas podem surgir. Não se desespere ou entre em colapso, até porque essas reações não resolverão nada e podem até piorar a situação. Relaxe! Lembre-se: você está de férias e para tudo na vida há um jeito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s