Atrações de Berlim – Região Central

Berlim oferece centenas de atrações para os turistas. Para facilitar, dividi os pontos turísticos em três partes. Para iniciar, a REGIÃO CENTRAL, onde se encontram a maioria das construções históricas da cidade, localizadas principalmente ao longo da rua Unter den Linden.

Para facilitar, você pode ver as atrações deste post no mapa do Google clicando AQUI!

Atrações – Região Central:

– Portão de Brandemburgo – Brandenburger Tor Símbolo da cidade, o Portão de Brandemburgo está localizado na parte ocidental do centro da cidade, no bairro Mitte na Pariser Platz, entre a famosa avenida Unter den Linden e o parque Tiergarten. O portão é a entrada monumental para a famosa avenida de tílias, que anteriormente levava diretamente ao Palácio da Cidade dos reis da Prússia. Foi encomendado pelo rei Frederico Guilherme II como um sinal de guerra e construída por Carl Gotthard Langhans entre 1788 e 1791. Sofreu danos consideráveis na Segunda Guerra Mundial, mas foi totalmente restaurado entre 2000 e 2002. Com estilo neoclássico,  possui doze colunas dóricas de estilo grego, sendo seis de cada lado. Há cinco vãos centrais por onde passam cinco estradas. Sobre o arco está a “quadriga” (estátua da deusa grega Irene – deusa da paz, em uma biga puxada por quatro cavalos). Suas dimensões são: 26 m de altura, 11 m de profundidade e 65 m de largura. (visto de frente).

brandenburgtor_in_early_morning_light

Portão de Brandemburgo. Fonte: Wikipédia

– Reichstag – Bundestag: Um dos pontos turísticos mais visitados de Berlim, é o prédio onde funciona o Parlamento da Alemanha, chamado de Bundestag (Bundes = Federal, Reichs = Imperial).  No prédio,  o deputado Philipp Scheidemann proclamou a república na Alemanha em 9 de novembro de 1918. Destruído na segunda guerra mundial, o “Reichstag”  foi reconstruído com uma forma simplificada entre 1961 e 1971, de acordo com os planos do arquiteto Paul Baumgarten, sem a cúpula destruída em 1945. Após a reunificação da Alemanha, o “Bundestag” decidiu usar o edifício novamente como parlamento, o que resultou em uma nova restauração que foi iniciada em 1995 e concluída em 1999. O projeto do arquiteto britânico Sir Norman Foster adicionou uma cúpula de vidro de 23,5 metros de altura, com uma escada em espiral, sobre a sala do plenário, com uma belíssima vista da cidade. Informações: www.bundestag.de – a visita à cúpula é GRÁTIS, mas é necessário fazer o agendamento ONLINE com, no mínimo, dois dias de antecedência. Se você não agendou e decidiu de última hora visitar o local, vá ao Departamento de Serviço aos Visitantes (rua Scheidemannstraße, lado sul), Se existirem lugares vagos, as inscrições serão aceitas com até duas horas de antecedência ou se inscrever para os próximos dois dias.

800px-berlin_reichstag_west_panorama

Reichstag – Bundestag. Fonte: Wikipédia

– Memorial do Holocausto: Dedicado aos seis milhões de judeus mortos durante o regime nazista, o Memorial do Holocausto está localizado entre o Portão de Brandenburgo e a Potsdmaer Platz. Desenhado por Peter Eisemann e aberto ao público em 2005, consiste de uma área de 19.000 metros quadrados, coberta com 2.711 blocos de concreto. Informações: é GRÁTIS e a parte externa está aberta 24h por dia.

holocaustmahnmalluft

Vista aérea do Memorial do Holocausto. Fonte: Wikipédia

– Potsdamer Platz: Uma importante praça e interseção de tráfego no centro de Berlim, cerca de um quilômetro Portão de Brandemburgo. Depois de se transformar, em pouco menos de um século, de um cruzamento de estradas rurais no mais frenético centro de tráfego da Europa, foi totalmente devastada durante a Segunda Guerra Mundial e abandonada durante o período da Guerra Fria, quando o Muro de Berlim dividiu seu antigo sítio. Após a queda do Muro, a praça foi reconstruída e tornou-se um dos mais reluzentes símbolos da nova Berlim.

– Topografia do Terror: É um museu localizado no terreno da antiga sede da Gestapo (Polícia Secreta) e da SS(Tropa de Proteção), os dois maiores símbolos de repressão do país, e por onde o Muro de Berlim passou. Mostra os horrores praticados pelos nazistas, com partes do Muro de Berlim destruídas. Informações: www.topographie.de

– Checkpoint Charlie: É um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria, localizado na junção das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse.  Servia como um ponto de controle para registrar a passagem de membros das Forças Aliadas e Diplomatas estrangeiros entre a parte Ocidental e a parte Oriental. Havia dois outros postos militares: o Checkpoint Alpha, em Helmstedt, e o Checkpoint Bravo em Dreilinden, no sudoeste de Wannsee, cada nome indicando uma letra do alfabeto (Alpha a letra A, Bravo a letra B e Charlie a letra C) de acordo com o alfabeto fonético da OTAN. Em 2000, uma reprodução da cabine foi colocada no mesmo local onde se encontrava a original, transformando-se em uma das  principais atrações de Berlim. Próximo, está o Checkpoint Charlie Museum, com fotos, documentos e artefatos sobre fugas e tentativas de fuga da Berlim Oriental.

– Gendarmenmarkt: Uma das praças mais bonitas de Berlim, a Gendarmenmarkt foi construída no final do século XVII e inclui a Konzerthaus (sala de concertos), as igrejas quase  idênticas Französischer Dom (Catedral Francesa) e a Deutscher Dom (Catedral Alemã). No centro da praça está uma estátua do poeta alemão Friedrich Schiller, um dos líderes do movimento literário romântico alemão junto com Goethe e Wieland, esculpida por Reinhold Begas e inaugurada em 10 de novembro de 1871.

panorama_gendarmenmarkt-berlin-huntke-2008

Gendarmenmarkt. Fonte: Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s