Informações e atrações de Lille

Lille, assim como Amiens, é pertinho de Paris, sendo uma excelente opção como bate-e-volta. Em 1 hora (ou 1h30, dependendo do horário) de trem você chega na cidade do norte da França, situada quase na fronteira com a Bélgica e do Canal da Mancha. Capital da Flandres francesa, Lille foi fundada em 640 por Lidreico e durante a primeira Guerra Mundial foi ocupada pelos alemães (de outubro de 1914 a outubro de 1918). Após a Segunda Guerra Mundial – mais uma semelhança com Amiens – foi reconstruída e tornou-se um excelente polo industrial.  Com a ajuda do governo, atualmente a cidade é um atraente eixo cultural e comercial.

mapa

Lille no mapa da França. Fonte: http://www.traildino.com

Como chegar: De trem, com a SNCF, 1h ou 1h30 de viagem, partindo de Paris.

Site com informações sobre a cidade: www.lille.fr

Atrações:

– Palais des Beaux -Arts: O estupendo Palácio de Belas Artes de Lille exibe uma coleção fantástica, com obras de Rubens, Delacroix, Monet, Goya, Rodin, Van Gogh, entre outros. Porcelanas, cerâmicas, maquetes, e belíssimas estátuas também fazem parte da coleção. Alojado em uma construção do século 19, o Palais des Beaus-Arts de Lille é considerado um dos primeiros museus franceses. Informações: www.pba-lille.fr

– Vieux-Lille: A “Velha Lille”, com casas de tijolos restauradas dos séculos 17 e 18. Um bairro que, no final da década de 70, era abandonado, com prédios vazios e em ruínas. Atualmente, é um ponto turístico obrigatório, pois nela se concentram algumas das construções mais belas e históricas da cidade.

Musée d´Art Moderne Lille-Métropole: Arte moderna em sua concepção mais pura. Obras de Léger, Miró, Modigliani, Picasso, etc, em um espaço completamente reformado e reaberto no final de 2010. Localizado no subúrbio de Villeneuve-d’Ascq, para chegar pegue a linha 1 do metrô para Pont de Bois e depois o ônibus 41 para o Parc Urbain-Musée. Informações: www.musee-lam.fr

– La Grand-Place: Imperdível! Nela encontramos uma grande riqueza arquitetônica: fachada flamenca de influenciada por Bruxelas e sobretudo Antuerpia, caracterizada pelo equilíbrio entre o horizontal e o vertical. Em frente está a Vieille Bourse (Antiga Bolsa) construída em 1653, com arquitetura renascentista flamenga.

documentation-MAP2016-UK_Página_1

Mapa de Lille – Fonte: http://en.lilletourism.com/

Centro de Lille

Centro de Lille

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s