Meu dia em Amiens

Informações Práticas:

Hospedagem: Hotel Port Royal – 8 Boulevard de Port-Royal, Paris

Quanto gastei no dia? 135,80 Euros (28,50 Euros com as passagens de ida e volta; 58 Euros com a diária do Hotel em Paris; 49,30 Euros na cidade, com refeições, visita às atrações, lembranças, etc)

Nota turística (de 0 a 10): 8 😉

Para saber sobre a cidade, veja o meu post Informações e atrações de Amiens

Uma das maiores lições que aprendi viajando foi a de nunca menosprezar as cidades menores. A grande maioria dos turistas preferem as grandes metrópoles e desconhecem as riquezas que uma cidade não muito famosa pode oferecer. Amiens é um exemplo. Pertinho de Paris – uma hora de trem – a pequena e calma cidade é uma brisa refrescante comparada à efervescência da capital francesa.

Acordei muito cedo em Paris e fui diretamente para a estação Gare du Nord pegar o trem  em direção a Amiens. O dia estava lindo, com um céu azul espetacular. Ao chegar, segui para a maior atração da cidade: a Catedral de Nossa Senhora de Amiens (La Cathédrale de Notre Dame d’Amiens).

Catedral de Nossa Senhora de Amiens (La Cathédrale de Notre Dame d’Amiens)

Catedral de Nossa Senhora de Amiens (La Cathédrale de Notre Dame d’Amiens)

Meu desenho da catedral

Meu desenho da catedral

A deslumbrante catedral da cidade começou a ser construída em 1220, inspirada nas catedrais de Notre-Dame de Chartres e Paris, para abrigar o crânio de São João Batista. É a maior catedral góticas da França, com o seu grande volume interior de aproximadamente 200,000 m³ e uma arquitetura magnífica, rivalizando em beleza com a Catedral de Notre-Dame de Paris. Segundo a história, o Papa pediu pessoalmente a Hitler para preservar a catedral durante os bombardeios à cidade. Verdade ou não, a maioria das casas da cidade foram destruídas e a catedral permaneceu intacta.

7

Altar da catredral

6

Vitrais

9

O crânio de São João Batista

A cidade possui canais que cortam os bairros e você pode passear em pequenos barcos, admirando Amiens por outro ângulo. No meu caso, como o dia estava muito bonito, preferi desbravar tudo a pé. Com os barcos, também há a possibilidade de visitar os Hortillonnages, que são as hortas da cidade, que fornecem vegetais e flores desde a Idade Média.

3

Os barcos para passeio

10

Os canais da cidade

Júlio Verne, um dos maiores escritores franceses, nasceu em Nantes, em 8 de fevereiro de 1828 e faleceu em Amiens, no dia 24 de março de 1905. Em toda a cidade é possível encontrar referências ao escritor, como o “Le Cirque Municipal Jules Verne” – www.cirquejulesverne.fr. No local funcionava um circo  e, atualmente, é uma escola circense.

15

Le Cirque Municipal Jules Verne

Seguindo o roteiro, cheguei à casa de Júlio Verne. Foi aqui que o famoso escritor escreveu muitas das suas obras de ficção científica. A casa, cheia de torres, guarda gravuras, pôsteres e vários itens relacionados a ele e a sua obra. Para quem gosta do escritor e é fã de livros como “Viagem ao centro da Terra” e “A volta ao mundo em 80 dias), não pode perder a atração.

Casa de Júlio Verne

Casa de Júlio Verne

E se você, assim como eu, adora museus, não pode perder o Museu da Picardia, uma construção do Segundo Império, o museu possui uma vasta coleção de arqueologia, arte medieval e cerâmicas do tempo da Revolução.

Museu da Picardia

Museu da Picardia

12

13

Sinceramente, adorei a cidade! Amiens é uma típica cidade francesa, com suas flores na janela, cheiro de pão assado e suas casas de tijolo à vista. E o melhor: é próxima de Paris e uma excelente fuga para recuperar o fôlego do intenso frenesi parisiense. Passear pelas ruelas, tomando um sorvete e apreciando os detalhes da arquitetura é reconfortante. Sem contar na beleza visual da catedral, uma das mais impressionantes – em minha opinião – de toda a França. Só ela já vale o passeio!

Mapa de Amiens - l´Office de Tourisme d´Amiens

Mapa de Amiens – l´Office de Tourisme d´Amiens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s