Filmes para ver e se sentir na Itália!

Assistir filmes que tenham como cenário o próximo país que você vai conhecer ajuda imensamente na construção do seu roteiro e servem para aumentar a sua excitação e imaginação sobre o lugar. Em alguns, o próprio país se torna coadjuvante (às vezes, protagonista), oferecendo belíssimas imagens das cidades. A Itália é um dos locais prediletos dos cineastas e muitas cidades do meu roteiro foram incluídas devido a filmes que assisti e me apaixonei pelas paisagens. Veja abaixo uma lista com filmes para começar a sua viagem:

Sob o Sol da Toscana Diretor: Audrey Wells. Elenco: Diane Lane, Sandra Oh, Lindsay Duncan e Raul Bova. Ano: 2003. Romance. Sinopse: A escritora Frances Mayers (Diane Lane) passar por uma grande desilusão amorosa e decide aceitar o presente da sua amiga: uma viagem para a Itália. Na Toscana, ela compra impulsivamente uma vila em ruínas. Durante a reforma, diversos acontecimentos e surpresas mudarão a sua vida. Minha opinião: Alguns afirmam que o filme é uma verdadeira calda de açúcar… Eu adoro! Já assisti diversas vezes e não me canso. Toda a simbologia italiana está descrita com louvor: as paisagens magníficas da Toscana, a culinária esplendorosa, os vinhos e, evidentemente, os sentimentos fervorosos. Inseri Cortona e Positano no meu roteiro devido ao filme. Obviamente, uma imensa homenagem à Itália! (Veja meus posts sobre Cortona)

Cartas para Julieta – Diretor: Gry Winick. Elenco: Amanda Seyfried e Gael Garcia Bernal, Vanessa Redgrave. Ano: 2010. Romance. Sinopse: Sophie trabalha em uma redação de revista e procura mostrar seu talento como repórter. Juntamente com o seu noivo, um promissor chefe de cozinha, eles viajam para a Itália. Em Verona, ela conhece as “Secretárias de Julieta”, mulheres que respondem as cartas de amor de pessoas apaixonadas. Ao encontrar uma carta de amor, Sophie embarcará em uma belíssima jornada pela Toscana. Minha opinião: Leve, despretensioso e com paisagens deslumbrantes, o filme nos transporta para a região da Toscana de uma forma simples e emocionante. Se você pretende visitar a região de carro, é um filme indispensável! (Veja meus posts sobre Verona)

Para Roma com amor – Diretor: Woody Allen. Elenco: Woody Allen, Penélope Cruz e Alec Baldwin. Ano: 2012. Comédia. Sinopse: O filme é composto por quatro histórias: um diretor de ópera que tenta fazer um agente funerário cantar; um homem que é confundido com uma estrela de cinema; um arquiteto que visita a Itália com um grupo de amigos e dois jovens recém-casados que se perdem pelas ruas de Roma. Minha opinião: Apesar de ser uma das obras mais fracas de Woody Allen, eu tenho um apego por esse filme pois presenciei a gravação de uma cena em Roma e tive o privilégio de ver Woody Allen em ação. (Veja meus posts sobre Roma)

Comer, Rezar e Amar Diretor: Ryan Murphy. Elenco: Julia Roberts, James Franco e Javier Bardem. Ano: 2010. Drama. Sinopse: Baseado no best-seller mundial Eat, Pray, Love de Elizabeth Gilvert, o filme narra a história pessoal da autora, que largou tudo para viver novas experiências em outros países durante um ano, passando pela Itália, Índia e Bali. Minha opinião: O livro é ótimo! Suas páginas fazem você viajar por todos os momentos e emoções da protagonista. Os capítulos dedicados à Itália é a melhor parte da história. Infelizmente, o mesmo não acontece com o filme. Faltou tempero para comer, fé para rezar e romantismo para amar. Em compensação, as locações do filme são espetaculares, principalmente as cenas áreas de Roma. Inseri Nápoles no meu roteiro para me deliciar com a pizza da Pizzaria da Michele que aparece no filme (veja o meu post sobre a pizzaria no Meu dia em Nápoles).

O Turista Diretor: Florian Henckel von Donnersmarck . Elenco: Angelina Jolie e Johnny Depp. Ano: 2011. Drama. Sinopse: Para curar uma desilusão amorosa, o professor Frank vai à Itália passar férias e conhece Elise, uma mulher misteriosa. Para aumentar a confusão, ele se envolve com a máfia russa, que o confunde com um homem que roubou dinheiro deles. Minha opinião: Ok, o filme não é muito bom, mas qualquer sacrifício é válido por Veneza! É possível ver a Estação Santa Lucia, os canais, a Ponte Rialto, etc. Esqueça o roteiro e preste atenção somente na cidade! (Veja meus posts sobre Veneza)

Anjos e Demônios Diretor: Ron Howard . Elenco: Tom Hanks, Ewan McGregor e Stellan Skarsgård. Ano: 2009. Suspense. Sinopse: O professor de simbologia Robert Langdon é convocado pelo Vaticano para investigar o desaparecimento de quatro cardeais. Em uma trama que envolve diversas charadas, Robert precisa enfrentar a resistência da igreja e desvendar os segredos de uma sociedade secreta, que almeja explodir o Vaticano. Minha opinião: Tom Hanks não convence no papel e o autor dos atentados é facilmente desvendado no início. Em contrapartida, o filme é um excelente roteiro turístico sobre Roma. (Veja meus posts sobre Roma)

A Vida é bela  – Diretor: Roberto Benigni. Elenco: Roberto Benigni, Horst Buchholz e Marisa Paredes. Ano: 1999. Drama/Comédia. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Para proteger o filho do terror e da violência, ele usa a imaginação para fazer o menino acreditar que eles estão passando por uma grande brincadeira. Minha opinião: Apesar de vários momentos cômicos, o filme não deixa de ser um drama por retratar um dos piores acontecimentos da história. A cidade/cenário é Arezzo, uma das charmosas cidades italianas da região da Toscana. (veja meus posts sobre Arezzo)

http://www.youtube.com/watch?v=ao71lV1NJsc

5 comentários sobre “Filmes para ver e se sentir na Itália!

  1. Olá Marcio, sigo acompanhando suas publicações desde “To indo para a Itália”, que me ajudaram muito para fazer meu roteiro de uma viagem de um mês pelo sul. Foram dicas preciosas que deram muito certo. Obrigada por compartilhar suas experiências.

    Curtir

  2. Mas…. ir para Itália e depois assistir os filmes ou ler um livro…. É indescritível. Você vive a estória. Vá para Itália depois viva a estória do INFERNO, do mesmo autor de anjos e demônios , Brown.

    Curtir

Deixe um comentário