Atrações de Buenos Aires – Puerto Madero

Eduardo Madero, um rico exportador e com grande influência política, foi o responsável pela ideia de construir um novo porto para Buenos Aires. A cidade possuía problemas históricos em relação ao descarregamento de navios em sua costa devido à baixa profundidade do rio da Prata. Os navios precisavam desembarcar seus passageiros e mercadorias em outras embarcações até chegar em terra.

A proposta era construir um local com diques e docas modernos para elevar o crescente comércio argentino. Após uma década da conclusão do projeto, surgiram novos problemas devido o aparecimento de grandes navios de carga. Com isso o engenheiro Luis Huergo propôs a criação de outro porto, o “Puerto Nuevo” (Porto Novo), que opera até os dias atuais.

Na década de 90, Puerto Madero passou por um dos maiores projetos de revitalização mais bem sucedidos do mundo. Em menos de duas décadas, o bairro decadente se tornou um dos locais mais elegantes da cidade, com o auxílio de arquitetos de renome internacional, como Santiago Calatrava, Norman Foster, César Pelli e Phillippe Starck. Os antigos armazéns tornaram-se residências, escritórios, lofts, universidades privadas, hotéis de luxo e restaurantes, divididos em quatro regiões chamadas de “Diques”.

Como chegar: A pé: seguir reto pelas avenidas Cordoba ou Corriente; Ônibus: 20, 22, 33, 64, 74, 109, 140, 143, 152, 159; Metrô: Estação Peru (Linha A), Estação Alem (Linha B) e Estação Bolívar (Linha E).

Atrações:

Colección de arte Amalia Lacroze de Fortabat – Um dos últimos museus da cidade, concluído em 2008, reúne a coleção de Amalia Lacroze de Fortabat, a mulher mais rica da Argentina, com galerias dedicadas a grandes nomes da pintura argentina (Antonio Berni e Raúl Soldi) e internacional (Dalí, Klimt, Rodin e Chagal). Horários e preços: www.coleccionfortabat.org.ar.

Puente de La Mujer – Monumento símbolo do local, a Ponte da Mulher foi inaugurada em 2001, com 160m, e se estende pelo Dique 3. Projeto do aclamado arquiteto espanhol Santiago Calatrava, representa um casal dançando tango. A parte central da ponte é giratória, permitindo a passagem das embarcações. Grande parte da obra foi construída na Espanha.

Faena Arts Center – Localizado em uma antiga fábrica de farinha, o Faena é utilizado para grandes exposições de artistas e designer locais e internacionais, com obras de grandes dimensões. Horários e preços: www.faena.com

Buque Museo Corbeta Uruguay – Um navio militar de 46m, utilizado para fins militares e retirado de serviço em 1926. Atualmente é um museu com fotos históricas e itens náuticos. Horários: www.ara.mil.ar

Fragata Sarmiento – Construído na Inglaterra em 1897, o navio nunca participou de um combate, o que contribuiu para a sua preservação. No seu interior, há dezenas de peças e registros da sua história e contribuição na formação de centenas de cadetes e oficiais. Horários: www.ara.mil.ar

Reserva Ecológica Costanera Sur – Em 1986 a área foi transformada em reserva ecológica, é o destino de vários argentinos e turistas que procuram por uma caminhada repleta de imagens naturais. Informações e horários: www.buenosaires.gob.ar

1000px-193_-_Buenos_Aires_-_Puerto_Madero_-_Janvier_2010

Puerto Madero. Fonte: Wikipédia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s