Atrações de Roma – Atrações Abertas

Roma possui centenas de atrações abertas para o público, como praças e monumentos. Abaixo, as principais:

Piazza Navona Sua forma assemelha-se aos antigos estádios da Roma antiga. O Papa Inocêncio X a remodelou com a construção de uma igreja, um palácio e uma fonte. Esta última é a famosa Fontana dei Quatro Fiumi – Fonte dos Quatro Rios, de Bernini, com figuras representando os quatro grandes rios do mundo naquela época (Danúbio, Ganges, Prata e o Nilo). Sofreu intervenções de Francesco Borromini e Girolamo Gainaldi (Igreja de Sant’Agnese in Agone); e de Pietro de Cortona, que pintou a galeria no Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil na Itália desde 1920. A praça dispõe ainda duas outras fontes esculpidas por Giacomo della Porta – a Fontana di Nettuno (1574), na área norte da praça, e a Fontana del Moro (1576), na área sul. Atualmente, é utilizada e frequentada por artistas, principalmente pintores e desenhistas, que mostram a sua arte aos turistas.

1024px-Piazza_Navona_1

Piazza Navona – Fonte: Wikipédia

Piazza di Spagna – A praça mais conhecida da cidade e repleta de turistas durante o dia e nas noites de verão, possui uma escadaria gigantesca, que foi construída para ligar a praça à igreja Trinità dei Monti. O local fica deslumbrante quando está repleta de flores. No centro da praça encontra-se uma fonte em forma de barco, a Fontana della Barcaccia. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 – 1629.

Piazza Spagna – Fonte: boomsbeat

Fontana di Trevi – Projetada por Nicola Salvi, a Fonte dos Trevos é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e a mais famosa fonte de Roma. Sua construção deve-se ao antigo costume romano de erguer uma fonte no final do aqueduto que conduzia água para a cidade. Em seu centro encontra-se uma majestosa estátua de Netuno, com dois tritões. É um dos pontos preferidos e mais disputado pelos milhares de turistas, que a visitam para realizar uma antiga tradição: jogar uma moeda na fonte para realizar o desejo de voltar à cidade. Obs: a Fontana di Trevi está em reformas (cheias de andaimes) e estará pronta no segundo semestre de 2015. Informações: www.restaurofontanaditrevi.it

1024px-Trevi_Fountain,_Rome,_Italy_2_-_May_2007

Fontana di Trevi – Fonte: Wikipédia

Piazza del Popolo – A célebre Praça do Povo delimita o Centro Histórico à norte onde se encontra o portal da cidade. A sua construção origina-se no século XVI, sendo o principal palco de execuções em praça pública de Roma na Idade Média. O charme da praça é intensificado pelas Igrejas gêmeas de Santa Maria dos Milagres e Santa Maria di Montesanto, o obelisco (conhecido como o Obelisco Flaminio) e as duas fontes Valadier. A Igreja de Santa Maria del Popolo, ao lado da porta, foi construída no local onde o imperador Nero foi sepultado. É um tesouro artístico, onde há várias obras importantes, incluindo duas magníficas pinturas de Caravaggio.

800px-Piazza_del_Popolo_(Roma,_Italy)

Piazza del Popolo – Fonte: Wikipédia

Pantheon – Construído em 27 a.C. e reformulado em 118 d.C., seu principal era homenagear os deuses romanos – ” O templo de todos os deuses”. É o monumento mais preservado do Império Romano em Roma. Abriga os túmulos da família real italiana e do artista Rafael Sanzio, que repousa sob a Madona de Lorenzetto. O teto possui um orifício (oculus) com mais de 8 metros de diâmetro, que fornece a única luz dentro do recinto. A entrada para o Pantheon é gratuita!

Pantheon de Roma

Pantheon de Roma

4 comentários sobre “Atrações de Roma – Atrações Abertas

  1. Boa tarde Marcio, muito boas suas dicas, obrigado. Aproveitando, fiz um depósito e encaminhei um e-mail relativo ao livro digital, to indo para a Itália, mas como não obtive resposta do recebimento encaminho esta mensagem por precaução, caso tenha havido algum problema. Mais uma vez obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário