Atrações de Roma – Atrações Abertas

Roma possui centenas de atrações abertas para o público, como praças e monumentos. Abaixo, as principais:

Piazza Navona Sua forma assemelha-se aos antigos estádios da Roma antiga. O Papa Inocêncio X a remodelou com a construção de uma igreja, um palácio e uma fonte. Esta última é a famosa Fontana dei Quatro Fiumi – Fonte dos Quatro Rios, de Bernini, com figuras representando os quatro grandes rios do mundo naquela época (Danúbio, Ganges, Prata e o Nilo). Sofreu intervenções de Francesco Borromini e Girolamo Gainaldi (Igreja de Sant’Agnese in Agone); e de Pietro de Cortona, que pintou a galeria no Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil na Itália desde 1920. A praça dispõe ainda duas outras fontes esculpidas por Giacomo della Porta – a Fontana di Nettuno (1574), na área norte da praça, e a Fontana del Moro (1576), na área sul. Atualmente, é utilizada e frequentada por artistas, principalmente pintores e desenhistas, que mostram a sua arte aos turistas.

1024px-Piazza_Navona_1

Piazza Navona – Fonte: Wikipédia

Piazza di Spagna – A praça mais conhecida da cidade e repleta de turistas durante o dia e nas noites de verão, possui uma escadaria gigantesca, que foi construída para ligar a praça à igreja Trinità dei Monti. O local fica deslumbrante quando está repleta de flores. No centro da praça encontra-se uma fonte em forma de barco, a Fontana della Barcaccia. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627 – 1629.

Piazza Spagna – Fonte: boomsbeat

Fontana di Trevi – Projetada por Nicola Salvi, a Fonte dos Trevos é a maior (cerca de 26 metros de altura e 20 metros de largura) e a mais famosa fonte de Roma. Sua construção deve-se ao antigo costume romano de erguer uma fonte no final do aqueduto que conduzia água para a cidade. Em seu centro encontra-se uma majestosa estátua de Netuno, com dois tritões. É um dos pontos preferidos e mais disputado pelos milhares de turistas, que a visitam para realizar uma antiga tradição: jogar uma moeda na fonte para realizar o desejo de voltar à cidade. Obs: a Fontana di Trevi está em reformas (cheias de andaimes) e estará pronta no segundo semestre de 2015. Informações: www.restaurofontanaditrevi.it

1024px-Trevi_Fountain,_Rome,_Italy_2_-_May_2007

Fontana di Trevi – Fonte: Wikipédia

Piazza del Popolo – A célebre Praça do Povo delimita o Centro Histórico à norte onde se encontra o portal da cidade. A sua construção origina-se no século XVI, sendo o principal palco de execuções em praça pública de Roma na Idade Média. O charme da praça é intensificado pelas Igrejas gêmeas de Santa Maria dos Milagres e Santa Maria di Montesanto, o obelisco (conhecido como o Obelisco Flaminio) e as duas fontes Valadier. A Igreja de Santa Maria del Popolo, ao lado da porta, foi construída no local onde o imperador Nero foi sepultado. É um tesouro artístico, onde há várias obras importantes, incluindo duas magníficas pinturas de Caravaggio.

800px-Piazza_del_Popolo_(Roma,_Italy)

Piazza del Popolo – Fonte: Wikipédia

Pantheon – Construído em 27 a.C. e reformulado em 118 d.C., seu principal era homenagear os deuses romanos – ” O templo de todos os deuses”. É o monumento mais preservado do Império Romano em Roma. Abriga os túmulos da família real italiana e do artista Rafael Sanzio, que repousa sob a Madona de Lorenzetto. O teto possui um orifício (oculus) com mais de 8 metros de diâmetro, que fornece a única luz dentro do recinto. A entrada para o Pantheon é gratuita!

Pantheon de Roma

Pantheon de Roma

Anúncios

4 comentários sobre “Atrações de Roma – Atrações Abertas

  1. Boa tarde Marcio, muito boas suas dicas, obrigado. Aproveitando, fiz um depósito e encaminhei um e-mail relativo ao livro digital, to indo para a Itália, mas como não obtive resposta do recebimento encaminho esta mensagem por precaução, caso tenha havido algum problema. Mais uma vez obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s