Atrações de Roma – Artes

Para iniciar as atrações de Roma, apresento alguns pontos turísticos com imenso valor artístico e histórico:

Museus Capitolinos – Localizam-se no topo da colina do Capitólio, em torno da praça redesenhada por Michelangelo em 1536 – e reconstruída ao longo de 400 anos – bem  próximo ao Monumento a Vittorio Emanuelle. São dois palácios que abrigam uma coleção de obras de arte impressionante. É aqui que está a famosa estátua em bronze da Loba amamentando Rômulo e Remo e o busto da Medusa, esculpido por Bernini. A coleção capitolina iniciou quando o papa Sisto IV doou ao povo romano, em 1471, algumas estátuas de bronze que eram conservadas na Basílica de São João de Latrão, e que incluíam a Loba romana, o Spinario, o Camilo, e o conjunto de remanescentes da estátua colossal de Constantino I. O Museu foi constituído oficialmente apenas em 1733, após a aquisição da coleção do cardeal Albani, com estatuária e bustos oficiais antigos. O novo museu abriu suas portas ao público em 1734 e, logo em seguida, Clemente XII e depois o seu sucessor Bento XIV agregaram novas doações ao que já existia, das quais se destacam o Gálata Moribundo, a Vênus Capitolina, o Sátiro em mármore rosso antico (mármore-rosa antigo), os dois “centauros” e o grupo de Amor e Psiquê. Estas peças hoje se encontram organizadas no Grande Salão em forma quase idêntica à da época de sua aquisição, o que torna o espaço um documento único do colecionismo do século XVIII na Itália. Informações, endereço, preços e horários: www.museicapitolini.org

A escultura da Loba

A escultura da Loba

Monumento a Vittorio Emanuelle – O monumento é causa, até hoje, de diversas controvérsias. Chamado de “bolo de noiva” ou “máquina de escrever” devido a sua forma e opulência, ele é o ponto inicial para muitos turistas conhecerem a cidade. Construído em honra a Vitor Emanuel II, unificador e primeiro rei da Itália, é feito de puro mármore branco e facilmente visto de qualquer ponto de Roma. Atualmente, é possível subir ao topo através de elevadores e contemplar uma das vistas mais bonitas da cidade. Endereço: Piazza Veneza – Roma.

Monumento a Vittorio Emanuelle

Monumento a Vittorio Emanuelle

Santa Maria della Concezione – A maior atração da igreja construída pelo Papa Urbano VIII é sua cripta. O irmão do Papa, Antonio Barberini, era da ordem dos capuchinhos e ordenou que os restos mortais de centenas de freis capuchinhos fossem transferidos para a cripta. Com os ossos e vértebras foram feitas as decorações, formando desenhos, transformando o espaço em uma macabra obra de arte. Informações, endereço, preços e horários: : www.cappucciniviaveneto.it.

A cripta com os ossos dos Capuchinhos

A cripta com os ossos dos Capuchinhos

Igreja de Santa Maria della Vittoria – A maior atração da igreja é a famosa escultura O Êxtase de Santa Teresa, uma obra fenomenal! A santa aparece desfalecida em uma nuvem, atingida por uma flecha de um anjo. Sua expressão e os detalhes do tecido são perfeitos. O adjetivo notável seria pouco para definir Bernini, pois em seu curriculum estão, entre as dezenas de obras,  a Praça de São Pedro, o Baldaquino da Basílica e a escultura Apolo e Dafne. Endereço: Via XX Settembre, 17. Metrô Repubblica.

O Êxtase de Santa Teresa - Foto Wikipédia

O Êxtase de Santa Teresa – Foto Wikipédia

Igreja de San Pietro in Vincoli – Nesta igreja, cujo o nome significa “São Pedro em correntes”, estão expostas as supostas correntes que prenderam São Pedro para exposição pública antes de ser executado. Mas o maior atrativo da igreja é o túmulo de Julio II, construído por Michelangelo. A falta de interesse do Papa e outras encomendas fez o artista demorar na realização do projeto, juntamente com diversas mudanças no contrato original. Mesmo com diversos empecilhos, Michelangelo criou uma das suas maiores obras: a estátua de Moisés. Diz a lenda que, após terminá-la, enaltecido pela sua perfeição, ele bateu com o martelo no joelho da estátua e gritou: ” Perché non parli?” – Por que não falas? Endereço: Piazza di San Pietro in Vincoli.

O Moisés, de Michelangelo

O Moisés, de Michelangelo

A igreja San Pietro in Vincoli

A igreja San Pietro in Vincoli

Galleria Borghese – A Galleria está localizada na Villa Borghese, uma vila e um parque planejados pelo cardeal Scipione Borghese, sobrinho favorito de Paulo V. Atualmente, a Galleria abriga a fantástica coleção particular dos Borghese, composta por esculturas e quadros. Parte das obras foram vendidas no século 19 por Camillo Borghese, casado com Pauline, irmã de Napoleão Bonaparte, e estão no Museu do Louvre, em Paris. Obras como Apolo e Dafne, O Rapto de Proserpina, de Bernini e pinturas de Rafael, Ticiano, Leonardo da Vinci e Caravaggio compõem a coleção. Informações, preços e horários: www.galleriaborghese.it.

5

Galleria Borghese

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s