Atrações de Veneza – Pontes e Ilhas

Nos primeiros posts sobre Veneza, publiquei as atrações turísticas da cidade divididas por bairros. Agora, comentarei sobre AS PONTES DE VENEZA e as ilhas MURANO, BURANO e TORCELLO:

Dica: Agora que algumas das atrações de Veneza já foram publicadas, veja esse MAPA virtual da cidade, com a grande maioria dos pontos turísticos. É só posicionar o mouse no nome da atração no lado esquerdo e ver a localização.

AS PONTES DE VENEZA

– Ponte della Libertá: Ponte rodo-ferroviária, com cerca de 3.850 metros de comprimento, que atravessa a Laguna de Veneza e que constitui a única via de acesso ao tráfego de automóvel e trem à cidade de Veneza. Liga o continente à Piazzale Roma, localizada ao lado da estação Santa Lucia.

Venise_Aero_Pont_de_la_Liberté

Foto/fonte: Wikipédia

– Ponte dos Suspiros – Ponte dei Sospiri: Construída em 1602 para unir o Palazzo Ducale e a prisão local, a Prigioni Nove. Diz a lenda que o nome deve-se aos suspiros dos prisioneiros que, ao atravessar a ponte, admiravam pela última vez o mundo exterior.

The_bridge_of_sighs

Foto/fonte: Wikipédia

– Ponte Rialto: O nome da ponte mais famosa de Veneza vem de Rivo Alto (margem alta) e juntamente com a Basílica e a Praça São marcos, forma a tríade do desejo dos turistas que visitam a cidade. Por muito tempo foi a única maneira de atravessar o Grande Canal de Veneza. Construída entre 1588 e 1591, foi projetada para substituir a antiga ponte de madeira, que não aguentou o desgaste. O projeto foi de Antonio da Ponte, que ganhou um concurso para escolher a nova arquitetura da construção.

1024px-Venezia_Rialto_0620

Foto/fonte: Wikipédia

– Ponte dos Descalços: Conhecida também como Ponte da Estação ou Ponte da Ferrovia devido à proximidade com a Estação Santa Lucia. Foi inaugurada em 28 de outubro de 1934.

Ponte_degli_Scalzi_(Venice)

Foto/fonte: Wikipédia

– Ponte da Constituição: Exibindo um design contemporâneo, possui parapeitos de vidros e liga a Piazzela Roma com a Estação Sana Lucia.

1377187945296

Foto/fonte: http://www.rtve.e

– Ponte da Academia – Ponte dell’Accademia: Em forma de arco, originalmente em ferro, fica próxima à L’Accademia di Belle Arti di Venezia. Sofreu sucessivas intervenções em sua obra original. A Ponte da Academia, a Ponte Rialto, a Ponte dos Descalços e a Ponte da Constituição, são as únicas opções para atravessar o Grande Canal de Veneza sem embarcações.

1024px-Ponte_dell`Academia_(20050526-032)

Foto/fonte: Wikipédia

AS ILHAS

Como chegar: De vaporetto. Veja AQUI as informações sobre o transporte e no MAPA as linhas que fazem o trajeto até as ilhas.

MURANO

Formada por sete ilhas menores unidas por ponte, Murano é conhecida mundialmente por seus trabalhos com vidro. A fama vem da mudança dos cristaleiros para a ilha em 1291 devido ao grande risco de incêndio em Veneza, já que a grande maioria dos prédios eram construídos com madeira. As duas atrações mais conhecidas da cidade são as visitas às fábricas de vidro, onde trabalhadores mostram como o material é moldado até chegar as suas diferentes formas – Dica: não é necessário marcar. É só passear pela cidade que várias pessoas oferecem a entrada nas fábricas – e o Palazzo Giustianian, que abriga o famoso Museu do Vidro.

Murano_Aq1

Foto/fonte: Wikipédia

BURANO (sem dúvida, a minha preferida)

Conhecida por seus cristais e os trabalhos com renda, a pequena e charmosa Burano localiza-se na Lagoa de Veneza, próxima a ilha de Torcello. A viagem demora cerca de 40 minutos a partir do centro de Veneza, com o vaporetto. Suas casas com cores vivas, com flores nas janelas e muito bem conservadas pelos habitantes é uma atração imperdível.

burano

Foto/fonte: Wikipédia

TORCELLO

Uma das principais atrações da ilha é a Catedral de Santa Maria dell’Assunta, construída em 639, considerada a construção mais antiga da Laguna de Veneza, com dezenas de obras bizantinas dos séculos XI e XII e esplêndidos mosaicos.

 No próximo post, ótimas dicas para aproveitar a sua estadia em Veneza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s