Atrações de Veneza – Cannaregio, Castello e Dorsoduro

Para facilitar, distribuirei as atrações de Veneza por bairros. Dica: entre no site das atrações – mencionados no post – para informações sobre horários e preços atualizadas.

OS BAIRROS – em italiano: SESTIERE (singular) – SESTIERI (plural)  – DE VENEZA

CANNAREGIO

É o mais setentrional e onde termina a Ponte della Libertá, que liga a ilha ao continente. É o local onde está localizada a Estação Santa Lucia. Atrações do bairro:

– Igreja de Santa Maria dos Milagres – Santa Maria dei Miracoli: Construída entre 1481 e 1489, foi projetada por Pietro Lombardo, com o objetivo de erigir um local para veneração da Virgem Maria. Uma arquitetura magnífica, exemplo do início do renascimento italiano, decorada com diversas cores de mármore. Linha do vaporetto: Rialto, Fondamente Nuove.

640px-Santa_Maria_dei_Miracoli_(facciata)

Igreja de Santa Maria dos Milagres. Foto/fonte: Wikipédia

– Ca’d’Oro: Voltado para o Grande Canal, é um palácio atualmente usado como museu. Abriga a coleção de obras de arte de Giorgio Franchetti, doadas para o Estado italiano. Com o tempo, foram acrescentadas outras coleções de tapetes, esculturas e peças de bronze. Inicialmente, a fachada – considerada um dos grandes exemplos do gótico florido – possuía algumas partes recobertas com ouro. Linha do vaporetto: Ca’d’Oro. Site: www.cadoro.org

800px-Ca'_d'Oro_facciata

Ca’d’Oro. Foto/fonte: Wikipédia

– Madonna Dell’Orto: Igreja gótica, construída em meados do século XIV, inicialmente dedicada a São Cristóvão, foi consagrada a Virgem Maria no século seguinte quando, em uma horta (orto) foi encontrada uma estátua da Virgem. Linha do vaporetto: Madonna Dell’Orto. Site: www.madonnadellorto.org.

Madonna_dell'Orto

Madonna dell’Orto. Foto/fonte: Wikipédia

CASTELLO

O maior bairro de Veneza, com uma grande parte da sua área ocupada pelo Arsenal de Veneza, pelo hospital civil e pelos parques das ilhas de San Pietro e Santa Elena.

– Santi Giovanni e Paolo – Basílica de São João e São Paulo: É uma das maiores igrejas de Venza e possui o status de Basílica menor. É a principal igreja da ordem Dominicana na cidade. Foi construída em estilo gótico italiano e, diferente do que sugerem os nomes, não foi dedicada ao apóstolo e o discípulo. A homenagem é aos dois mártires da primeira igreja cristã em Roma. Em seu interior, há vários monumentos funerários e obras de arte, como a Virgem da Paz, considerada milagrosa. Linha do vaporetto: Fondamente Nuove ou Ospedale Civile.

46VeneziaSsGiovanniPaolo

Basílica de São João e São Paulo. Foto/fonte: Wikipédia

– Igreja de São Zacarias: É dedicada ao pai de São João Batista, São Zacarias. A Chiesa di San Zaccaria está situada próxima a Basílica de São Marco. Entre as obras do seu interior, destaca-se a Madonna e o menino com Quatro Santos, de 1505, de Giovanni Bellini. Mistura de estilos gótico e renascentista clássica. Linha do vaporetto: Fondamente Nuove ou Ospedale Civile.

640px-Chiesa_di_San_Zaccaria_Venezia

Igreja de São Zacarias. Foto/fonte: Wikipédia

– Arsenal de Veneza: Estaleiro e base naval, foi o principal fator para a construção do poder naval da cidade. Veneza desenvolveu métodos de produção em massa de navios de guerra no Arsenal, incluindo o sistema de construir primeiro a quilha do barco, substituindo o antigo sistema romano de construir o casco em primeiro lugar. Linha do vaporetto: Arsenale.

Índice

Arsenal de Veneza. Foto/fonte: Wikipédia

DORSODURO

– Accademia: Um dos acervos mais famosos da cidade, situado na margem sul do Grande Canal. Fundada em 1750 como uma escola de pintura, escultura e arquitetura de Veneza. Possui obras de diversos artistas, entre eles: Tintoretto, Leonardo da Vinci, Tiziano e Vasari. É onde está o famoso desenho de Leonardo da Vinci, o Homem Vitruviano. Linha do vaporetto: Accademia. Site: www.gallerieaccademia.org.

url

O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci

– Museu Peggy Guggenheim: Contém, principalmente, a coleção de arte particular de Peggy Guggenheim, ex-exposa do artista Max Ernst e sobrinha de Solomon robert Guggenheim. O acervo é pequeno, mas de valor inestimável. Obras de Picasso, Magritte, Salvador Dalí e Jackson Pollock. As cinzas de Peggy estão enterradas no jardim, juntamente com seus cachorrinhos. Linha do vaporetto: Accademia. Site: www.guggenheim-venice.it

peggy-guggenheim1

Peggy Guggenheim. Foto/fonte: http://www.nomansland.nl

Veja AQUI a primeira parte das Informações e Atrações de Veneza – parte 1

No próximo post, os bairros de SAN MARCO, SAN POLO e SANTA CROCE.

Anúncios

2 comentários sobre “Atrações de Veneza – Cannaregio, Castello e Dorsoduro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s