Informações e Atrações de Assis

Em meus roteiros de viagem intercalo metrópoles e pequenas cidades para um “descanso mental”. As metrópoles possuem uma quantidade infinita de informações e, aliada com a grande ansiedade para conhecer o maior número de atrações possíveis, ocasiona um imenso cansaço. Assim, o ideal é, após uma grande cidade, inserir uma que deixe sua mente e corpo descansar, sem grandes agitações e compromissos.

Após a minha maratona em Florença – visitei oito cidades -, precisava de um local calmo para repor as energias antes de seguir para Roma, outra grande metrópole. E foi dessa forma que Assis surgiu em minhas pesquisas. Situada na região da Umbria, província de Perugia, é a cidade onde nasceram São Francisco de Assis (Francesco Giovanni di Pietro Bernardone, nascido em 1182), que lá fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e Santa Clara de Assis, fundadora da Ordem das Clarissas.

A história dos dois é algo que cativa devido a sua fé e compaixão pelo próximo (quem assistiu Irmão Sol, Irmã Lua vai entender). Francesco renunciou uma vida de riqueza e conforto, vivendo na mais absoluta pobreza, realizando peregrinações ao redor de Assis, nas quais pregou o evangelho e auxiliou aos necessitados. Juntamente com os seus seguidores, formou a Ordem dos Franciscanos e foi proclamado santo em 1228, dois anos após a sua morte.

Devido aos seus ilustres filhos, Assis se transformou em um imenso ponto de peregrinação religiosa, principalmente devido às Basílicas dedicadas aos santos. Mas a cidade oferece mais: suas pequenas ruas, os doces vendidos em pequenas lojas, as maravilhosas vistas do alto da colina, proporcionam, além de uma paz e tranquilidade exacerbadas, inesquecíveis recordações…

Como chegar: de ônibus ou de trem. Partindo de Florença, a viagem dura, aproximadamente, 2h30 de trem. Da estação Santa Maria degli Angeli, uma das opções é pegar o ônibus C até a Piazza Matteotti, no alto da colina (lembrando que Assis – cidade antiga – fica no alto de uma colina e há vários pontos de ônibus na cidade que realizam o percurso).

No mapa acima, é possível localizar a Piazza Matteotti – Parcheggio Matteotti – e as igrejas da cidade.

Atrações:

Basílica de São Francisco de Assis – A construção da imensa Basílica iniciou logo após a canonização de São Francisco. É onde o corpo do santo está enterrado, juntamente com diversos objetos relacionados a ele. Decorada por Cimabue, Pietro Lorenzetti, Simone Martini e Giotto, a Basílica surpreende pela dimensão e é dividida em três partes: a Basílica inferior, a cripta e o convento e a Basílica superior. Em 199, Assis foi atingida por dois fortes terremotos que destruíram parte da construção, inclusive um afresco de Cimabue. Após os tremores, ficou fechada durante dois anos para restauração – www.sanfrancescoassisi.org.

Igreja de Santa Clara – Dedicada à Santa Chiara, que viveu para a caridade e amor ao próximo. Ao conhecer São Francisco, aderiu aos seus princípios, seguindo seus passos, tornando-se uma das suas mais fiéis seguidoras, abandonando seu lar e suas posses. Fundou a ordem feminina da Ordem Franciscana, conhecida como “Clarissas
ou “Damas pobres” – www.assisisantachiara.it.

Catedral Santa Maria Degli Angeli – Porciúncula – A Porciúncula é uma pequena igreja no interior da imensa Catedral de Santa Maria dos Anjos, que foi construída para preservar a minúscula construção. São Francisco passava horas meditando e um dos seus lugares prediletos era essa pequena igreja, restaurada por ele com o auxílio de esmolas. É considerado o lugar mais sagrado da Ordem Franciscana já que foi o local onde morreu São Francisco. Ao lado da Porciúncula há uma placa indicando o local e a data da morte do santo – www.porziuncola.org.

Dicas: Assis é uma cidade religiosa. Cuidado com os trajes. Não é permitido entrar nas igrejas de roupas curtas, shorts ou regatas; Não é permitido tirar foto no interior de nenhuma igreja; Os tickets para os ônibus que levam para a antiga Assis – no alto da colina – podem ser adquiridos em bancas de jornal ou lojas de lembrancinhas; Aproveite e prove os deliciosos doces da cidade.

Sites: www.comune.assisi.pg.itwww.assisionline.com

Basílica de São Francisco de Assis

Basílica de São Francisco de Assis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s