Relato – Evelini Fonseca – Paris

A Evelini Fonseca enviou o seu relato de viagem por Paris. Agradeço a sua contribuição que ajudará outros turistas a compor o seu roteiro. Para ver o seu relato publicado no blog, envie um texto de uma página e uma foto da sua viagem para o email toindopara@gmail.com.

Olá Márcio,

Obrigada pelo blog! Ajudou muito na viagem para Paris e vai me ajudar na viagem para Itália. Estive em Paris em março/2015. Ficamos 6 dias, de 15 a 21/03/15. Abaixo, as informações sobre a viagem:

Custo Total: Eu e o marido no total (passagem + seguro + transporte + alimentação + hospedagem + comprinhas + gastos no Brasil) gastamos em torno de R$ 5.700,00 com a viagem. Levamos €900,00 em dinheiro além de cartão de crédito e para saque liberados. Gastamos apenas o valor que levamos em espécie e ainda sobraram uns €40,00.

Passagens: Compramos as passagens pela KLM naquela promo/erro de dezembro. Assim, acho que não serve muito de referência os valores mas, para saber, pagamos em 2 passagens ida e volta + taxas R$ 1418,68.

Hospedagem: Depois de muito sofrer com os preços dos hostels e hotéis, decide ir para o Airbnb. O apto era minúsculo mas a cama e o banheiro eram ótimos, perto de algumas atrações e do metrô. Perfeito! Fiz a reserva e o proprietário me enviou as coordenadas para entrar no apto. Dureza foi subir 4 lances de escada com uma mala pesada!

Alimentação: Anotei todos os meus gastos durante a viagem e no fim eu e meu marido gastamos cerca 60 euros por dia. Como estávamos no apto e lá tinha tudo na cozinha, fizemos compras no Monoprix e tomamos café em casa quase todos dos dias. Lanchamos por lá alguns dias também. Acho que isso ajudou a ficar nessa média de gastos.

Musseu Pass: Compramos o passe para 4 dias no Arco e achei que valeu o gasto. Cada passe custou €56,00.

Aeroporto para o apartamento: Pegamos o trem no aeroporto Charles de Gaulle até a estação Gare du Nord e de lá o metro até a Bastilla, pagamos €10,00 cada. Foi super tranquilo, tem muitas placas indicando o caminho. Se estiver com mala se prepare para, nas estações de metro, subir e descer escadas porque realmente não tem escadas rolantes ou elevadores!

Turistando:

Torre Eifel: Comprei os ingressos para a Torre pela internet, foram €31,00 para 2 pessoas até o topo. Sei que não é recomendável pois se pode ter o azar de naquele dia chover ou estar muito nublado ou poluído mas, resolvi arriscar e para minha sorte o santo padroeiro dos viajantes estava do nosso lado e na segunda tinha sol e céu azul. Como era nosso primeiro dia na cidade ainda estávamos um pouco perdidos e acabamos chegando meia hora atrasados para o horário que compramos. Mesmo assim fomos para a entrada indicada e perguntamos ao segurança que disse que poderíamos entrar com o próximo grupo. Ufa!!

Louvre: Vá com tempo e tranquilidade! Nós chegamos por volta das 09hr e saímos as 16hr, isso porque as pernas pediram pinico, se não estaríamos até agora por lá! Não adianta chegar antes de abrir pois em segundos o lugar vai estar inundado de gente correndo pra lá e pra cá! Nós entramos e fomos direto ver a Monalisa. Depois desse protocolo cumprido e devidamente fotografado, após disputar espaço com a orla de turistas asiáticos de meia idade e com muita falta de educação, fomos andar sem um rumo definido. O sem rumo foi por opção e também porque o mapa do Louvre é bem confuso e acabou deixando a gente mais perdido.

Arco do Triunfo: É lindo! Mas por fora! Achei sem graça, além de super cansativo, subir até o topo.

Versalles: Não dá pra descrever o que é aquele lugar!! É maravilhoso!! Facílimo ir de trem e ele deixa pertinho!

Sacre Couer: A igreja é linda e tem uma vista privilegiada da cidade mas, o lugar é bem feio! Subimos pelas escadas mesmo mas dá para pegar o Funicular até lá. Durante a subida tinham várias pessoas pedindo dinheiro e um cheiro de urina bem desagradável.

Notre Dame: Outro lugar indescritível! O Topo é lindo mas subir aqueles 400 degraus em uma escada em caracol e apertadinha não foi legal. Quase morri!

Sena: Poder andar nas margens do rio Sena é incrível! O rio é limpo e não tem cheiro de nada! Aproveitamos um dia de sol e ficamos por ali no fim da tarde lagarteando e comendo. Fizemos o passeio de barco a noite, cada ingresso custou €14,00 e valeu a pena para ver a torre se iluminar e piscar, além da cidade toda acessa em volta do rio! Dá pra dizer que é quase mágico! Esse foi um momento que realmente fiquei emocionada!

Jardim de Luxemburgo: Vá e fique por lá a toa por um tempo! É um lugar lindo que te dá vontade de deitar na grama e não sair mais…