Informações e Atrações de Pompeia

PompeiaPompei, em italiano – era uma típica cidade romana situada próxima ao vulcão Vesúvio. No ano 79 d.C., o vulcão – que se pensava estar extinto – entrou em erupção. Com a explosão (a cratera se partiu em dois), rochas e uma imensa nuvem de poeira atingiram a cidade. A “chuva de cinzas” – e não a lava – soterrou a cidade com uma camada de seis metros de altura, ocasionando a morte de quase toda a população. Outras cidades vizinhas também foram atingidas, como Herculano, Oplontis, Stabia e Boscoreale.

No final do século 18, um agricultor localizou um muro da cidade, oculta durante 1600 anos. Durante dois séculos, arqueólogos trabalharam na região, descobrindo riquezas de valor histórico incalculáveis. Juntamente com os objetos, foram encontrados esqueletos petrificados em posição de proteção, pois a chuva de cinzas aderiu aos corpos, preservando o momento da morte.

Para saber em detalhes: http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/a_tragedia_de_pompeia.html

Como chegar: Para visitar Pompeia, você deve ir para Nápoles. Ao chegar na Estação Central de trem, procure a indicação da linha CIRCUMVESUVIANAwww.vesuviana.it – que faz conexão com Pompeia. Já compre, se preferir, o bilhete de ida e volta. Há várias placas indicando o caminho para a estação. Existem quatro estações chamadas POMPEI. A correta: de Napoli Garibaldi, trem em direção a Sorrento, e desça na Estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri. A duração da viagem é de, aproximadamente, 30 minutos. Há a possibilidade de sair de Roma, mas acrescente o período da viagem de Roma/Nápoles: aproximadamente 2 horas.

Atrações: www.pompeiisites.org

No site acima se encontram todas as informações necessárias para visitar as ruínas de Pompeia (valor do bilhete, horários, mapas, etc). Ao descer na estação, várias pessoas oferecem excursões para o Vesúvio.

OBS: As maiores relíquias de Pompeia e Herculano estão no Museo Archeologio Nazionale – http://cir.campania.beniculturali.it/museoarcheologiconazionale/ – como o famoso mosaico A Batalha de Alexandre da Casa dos Faunos e a Sala Secreta, onde as obras eróticas de Pompeia estão expostas.

Algumas das atrações principais de Pompeia:

Templo de Apolo – provavelmente uma das fotos mais conhecidas de Pompeia: a estátua do deus Apolo e de Diana (as originais estão no Museo Archeologio Nazionale, em Nápoles) entre as colunas jônicas do templo.

Anfiteatro – uma das construções mais antigas e preservadas. Possuía a capacidade para mais de 20 mil pessoas, ou seja, toda a população da cidade. O local foi concebido para os grandes combates entre os gladiadores.

Casa do Fauno – provavelmente a mais famosa das ruínas, a casa abriga duas réplicas (as originais estão no Museo Archeologio Nazionale, em Nápoles): a estátua de bronze do Fauno e o mosaico de Alexandre, que representa a vitória de Alexandre Magno contra Dario, rei da Pérsia.

Casa dos Vetti – uma luxuosa residência, propriedade de dois ricos de Pompeia. Os afrescos das paredes, cuidadosamente preservados durante as escavações, são o ponto alto do local.

Termas – nem todas as pessoas possuíam água em casa. Além de uma necessidade básica, frequentá-las era um evento social. Contatos políticos, conversas, encontro com amigos, etc, aconteciam de forma tranquila e prazerosa. Havia a separação entre homens e mulheres.

Teatro Grande – em formato de ferradura – para propagar o som para todos os presentes – possuía três divisões, com capacidade para 5 mil pessoas. O Teatro Pequeno e o Quadripórtico dos Teatros fazem parte do mesmo complexo.

Jardim dos Mortos – onde estão alguns dos corpos das vítimas das erupção, preservados por uma técnica desenvolvida com gesso criada por Giuseppe Fiorelli, diretor de escavações de Pompeia entre 1860 e 1875.

Mapa das ruínas: http://www.pompeiisites.org/allegati/cartina_pompei_2015_150306120057.pdf

Pompeia 1

As ruínas de Pompeia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s