O que é necessário para viajar? (documentos e informações)

O que você precisa para viajar? (Europa)

Passagens: Várias companhias fazem voos com conexões para a França. A TAM e a Air France possuem rotas diretas. A regra principal é: quanto maior a antecedência, menor será o preço. Costumo comprar a passagem, no mínimo, cinco meses antes da viagem e parcelo o valor em cinco ou seis vezes. Assim, ao embarcar, essa dívida está quitada. Há vários sites (www.submarinoviagens.com.br ou www.decolar.com.br, por exemplo) para comparações de valores, excelentes para verificar as promoções ou adquirir sua passagem. Outra opção é comprar através de uma agência de turismo, que cobrará uma taxa pelo serviço. Algumas pessoas aguardam até a proximidade com a data da viagem para conseguir uma “promoção relâmpago”. Um grande risco, pois é provável que a quantidade de bilhetes se esgote, principalmente na alta temporada, ou, se houver passagens, os preços serão muito altos.

Passaporte: Deve possuir validade mínima de 6 meses. Não deixe para fazer o seu – ou renovar – próximo do período da sua viagem. Solicite com antecedência para evitar algum imprevisto. Visite o site da Polícia Federal – www.dpf.gov.br – para informações. Para viagens com permanência de até 90 dias não é necessário visto.

Seguro de viagem: Com cobertura mínima de 30 mil euros, para uso em casos de acidentes ou enfermidades, regra do Tratado de Schengen (acordo assinado entre países que rege sobre a abertura das fronteiras para livre circulação, estabelecendo regras específicas para os viajantes) do qual a França faz parte. O seguro pode ser adquirido em agências especializadas ou em agências de turismo. Alguns cartões de banco oferecem o serviço gratuitamente, dependendo do perfil do correntista. Consulte o seu banco!

Documentos: Organize uma pasta com todos os documentos referentes a sua viagem, como reservas de hotéis, passagens aéreas ou de trem e bilhetes de entrada para as atrações. Leve-a em sua bagagem de mão, caso solicitem algo para verificação e comprovação na entrada do país.

Bagagens: Um passageiro viajando de classe econômica para a Europa pode levar duas malas de 32kg e uma de mão, com o peso variando entre 5kg a 10kg, dependendo da companhia aérea. É proibido o transporte de líquidos ou gel em frascos acima de 100ml. Os produtos adquiridos em Free Shop devem ser embalados em sacolas plásticas fechadas, com a nota fiscal à mostra. Para comprovação da compra no Brasil, leve a nota fiscal dos seus pertences eletrônicos, como tablets, notebooks ou câmeras fotográficas. A cota limite para compras no exterior é de 500 dólares. Para informações sobre o que você pode trazer em sua bagagem na volta ao país, consulte o site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s