Como planejar os gastos de uma viagem – Dicas, informações e exemplos

É quase impossível prever o valor exato que será gasto em uma viagem. Para alcançar essa proeza, podemos recorrer a um comportamento espartano, com uma média diária de gastos, sem ultrapassá-la em hipótese alguma. Mas eu viajo há anos e sei que, às vezes, é impossível resistir. Infelizmente, precisamos ser realistas e adequar tudo ao nosso orçamento, senão podemos gastar todo o dinheiro na primeira semana de viagem ou fazer uma dívida homérica no cartão de crédito.

Durante todo o período que escrevo sobre viagens, muitos leitores me perguntaram como organizo os gastos. Não há um modelo definido porque existem diversas variáveis (ficar em hotel ou albergue? jantar fora ou comer um lanche? visitar todas as atrações ou apenas uma?) que influenciarão diretamente no total gasto na viagem. Aprecio a modalidade de “aproveitar muito e gastar pouco”, então inicio o planejamento com muita antecedência. Abaixo, explico os passos para a construção da minha planilha de gastos para uma viagem:

Para o planejamento, construo uma planilha geral (veja AQUI um exemplo, já com os gastos finais da minha viagem pela Itália) e uma para cada dia da viagem. Se meu roteiro compreende 27 dias, farei 28 planilhas (a geral e mais uma para cada dia). Para melhor compreensão da planilha diária, vamos usar um exemplo:

Meu roteiro compreende visitar a cidade de Pisa no dia 27/03/2015. Pisa é minha cidade-satélite (cidades que conheço com bate-e-voltas) e estarei hospedado em Florença, minha cidade-base. Veja a planilha diária:

Diária

OBS: Esse é um exemplo. Qualquer planilha simples pode servir se atender as suas necessidades. Uma ressalva: é uma planilha e não uma tese de mestrado de contabilidade. Lembre-se que ela é para ajudar e não se tornar um trabalho excessivo e estressante. São dicas e informações que você realmente irá utilizar e não um guia turístico. Os guias são um auxílio a parte!

OBS. 2: Os preços são atuais, retirados do site do Trenitalia e das atrações turísticas. Os valores referentes a alimentação são comprovados em minhas viagens. Logicamente que um almoço de dez euros é um prato simples e econômico. Em minhas caminhadas pelas ruas das cidades, encontrei dezenas de lugares fantásticos com pratos por esse preço ou até menos.  Se você almoçar em um restaurante mais badalado, próximo de atrações turísticas e ainda pedir bebida para acompanhar, evidentemente que os valores aumentarão… e muito!

TOPO: No alto da planilha, as informações principais: país, data, dia, cidade-base e cidade-satélite. Veja que a cor predominante é o roxo, que designei para a cidade de Florença (saiba mais sobre divisão por cores na planilha geral AQUI).

HOTEL: Informações sobre o hotel, endereço, telefone, horário, etc. Veja que coloquei apenas 25 euros a diária. Muito barato?! Sim, mas por um motivo: viajo, na maioria das vezes, acompanhado. Muitos hotéis cobram pelo quarto, sendo um preço único, independente se tiver cama de casal, uma cama de solteiro, ou duas camas de solteiro. Viajando acompanhado – amigo(a), namorado(a), esposo(a) – , você poderá dividir a diária do hotel (50 Euros – média da diária – dividido por dois: 25 Euros). Mesmo assim, encontrar um hotel por 50 euros é difícil? Se você reservar seus hotéis com muita antecedência e fizer uma ótima pesquisa, não será.

TRANSPORTE: Os valores, datas e horários do transporte do dia (ida e volta), pesquisados no site do www.trenitalia.com, a companhia de trens da Itália. Os tickets da Trenitália podem ser comprados on-line, com envio em arquivo pdf para o seu email.

ALIMENTAÇÃO: Fator que leva em consideração a experiência de cada um. Na Europa, posso tomar um bom café, com um sanduíche, por 5 Euros – ou até menos, dependendo do local. Para o almoço, posso ir a pequenos restaurantes ou até em mercados (almocei em mercados quando estava na Suíça, o que auxiliou para não ultrapassar meu orçamento). Uma média dos cardápios: 10 euros. Algumas pessoas, para economizar mais, compram lanches para o almoço. Confesso que eu não consigo. Preciso de, ao menos, uma refeição (prato) por dia.

ROTEIRO: O que irei visitar no dia. Após pesquisar sobre a cidade, faço uma lista de suas atrações e analiso minhas preferências. Depois de escolhidas, procuro os sites oficiais para informações sobre tickets, preços e horários. Se possível, compro todos os tickets pela internet, o que você irá agradecer muito quando ver aquelas filas gigantescas das bilheterias.

INFORMAÇÕES: Dicas e informações sobre a cidade para auxiliar no roteiro e aproveitar ao máximo o tempo no local.

OBS. 3: Considero a passagem (de ida e volta para o Brasil), um gasto a parte. Ao decidir sobre a viagem, já compro antecipadamente – no mínimo 6 meses antes de embarcar – assim, ao viajar, a dívida já está quitada e não entra no orçamento geral.

Após a conclusão, imprimo todas as planilhas. Separo todos os tickets das atrações, mapas da cidade (e metrô, se houver) que pesquisei na internet, passagens de trens, informações e coloco em uma pasta (aquelas com plásticos). Separo cada plástico para um dia de viagem.

Cada um possui um método para planejamento e organização. O que apresentei acima, de todos os que testei, foi o que melhor se encaixou em minhas necessidades. É simples, prático e eficiente. Pode dar um pouco de trabalho, mas assim você já adquire conhecimento sobre o país e as cidades que irá conhecer, o que será de grande auxílio.

5 comentários sobre “Como planejar os gastos de uma viagem – Dicas, informações e exemplos

  1. Marcio!! Sabe aquela criança esperando o circo chegar na cidade? Sou eu, esperando seu próximo post! Sou a maior fã do mundo!! Do mundo todo! Agora em relação a este post sobre a organização, estou de queixo caído…eu sou virginiana, metódica, amante de planilhas…mas você me superou!! Um grande abraço, obrigada pelas dicas e ansiosa pelos próximos posts!

    Curtir

  2. E eu pensava que era organizada. Tb pesquiso, compro com antecipação e uso planilhas. Agora vc arrasa!
    São duas viagens! Adoro este antes pq já estou viajando!
    Parabéns!

    Curtir

  3. Estou gostando muito das suas dicas. Obrigada por detalhar. Tb sou assim. pretendo ir pra italia e amaria ter suas planilhas!!! Quero fazer td igual!! Vc disponibiliza? Tb sou blogueira! Abracos!!!

    Curtir

Deixe um comentário

