Meu dia em Siena

Informações Práticas:

Hospedagem: Locanda di Firenze – Via Faenza 12, San Lorenzo, 50123 Florença. No post Minhas hospedagens na Itália, comentei sobre todos os hotéis que fiquei no país, com informações e dicas.

Quanto gastei no dia? 67,75 Euros (24,50 Euros com a diária do Hotel – diária de 49 Euros, dividida por dois viajantes; 19,25 Euros com passagens de trem – Firenze/San Gimignano/Sienna; 5 Euros com as atrações turísticas; 19 Euros na cidade, com refeições, lembranças, etc)

Nota turística (de 0 a 10): 8 😉

Para saber sobre a cidade, veja o meu post: Informações e atrações de Siena

Após uma manhã prazerosa em San Gimignano, continuei o roteiro do dia. Na entrada da cidade, peguei o ônibus (comprei o bilhete com o motorista) e parti para Siena. Durante a viagem, observei a região, repleta de arbustos e pequenas estradas, exatamente como mostram os filmes sobre a Toscana. Alguns minutos depois, o ônibus chegou e os turistas desceram desesperados. Primeira missão: encontrar a Piazza del Campo, o que foi facílimo.

Piazza del Campo

Piazza del Campo

Siena é maior do que a minha imaginação poderia alcançar. A cidade estava lotada e muito suja devido as centenas de turistas que, além de jogar lixo no chão aos montes, emperravam qualquer passagem. A falta de organização nas atrações turísticas era desconfortável. Alguns guardas tentavam barrar pessoas que queriam entrar sem pagar, com muitos gritos e sem entendimento entre as partes. Todos esses fatores, somados com o calor intenso, poderiam tirar qualquer vontade de entrar em algum lugar, mas fui persistente!

A Piazza del Campo possui uma grande dimensão em forma de leque (ou concha, como alguns preferem designar). Em destaque, a Torre dei Mangia (é aberta para visitação e você pode subir até o topo) coroa a arquitetura medieval do local. O Palazzo Pubblico, ao lado da Torre, é muito procurado pelos turistas. Ao redor de tantas atrações, minha atenção foi totalmente para a Fonte Gaia. Tubulações subterrâneas trazem água para a fonte, que é utilizada como “fonte dos desejos” pelos turistas, que jogam uma moeda em suas águas, assim como na Fontana di Trevi, em Roma.

A Torre dei Mangia e o Palazzo Pubblico

A Torre dei Mangia e o Palazzo Pubblico

A entrada para o Palazzo Pubblico

A entrada para o Palazzo Pubblico

A Fonte Gaia

A Fonte Gaia

Em alguns minutos de caminhada em direção a Piazza del Duomo, o Duomo (catedral) de Siena surge em sua visão. É espetacular! Durante minhas pesquisas, encontrei opiniões diversas sobre a catedral. Adjetivos como estupenda, maravilhosa, espetacular de um lado e sem estilo definido, muito decorativa e colorida demais do outro. Cada um com sua análise e a minha pendeu totalmente para a admiração pela construção. De arquitetura gótica, se diferencia de outras igrejas devido ao seu interior exuberante e repleto de obras de arte. O Púlpito esculpido por Nicola Pisano e a Pia Batismal são venerados por muitos turistas.

A catedral de Siena

A catedral de Siena

Na cidade, encontrei uma grande quantidade de brasileiros. Alguns em condições lamentáveis. Sujos e pedindo dinheiro, tentavam desesperadamente conversar com alguém em português. Uma grávida, deitada no chão, falava muito alto perguntando se alguém era brasileiro. Situação que gerou uma grande tristeza. Após concluir meu roteiro, comprei alguns petiscos e uma granita de limão (uma raspadinha vendida em copos, fantástica para espantar o calor) e voltei para Florença de ônibus pela empresa Sita – www.sitabus.it – uma ótima dica para quem não quer viajar de trem.

Para informações e atrações de Siena, clique aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s