Informações e Atrações de Siena

Ao procurar informações sobre a Itália, encontrei uma foto de uma catedral belíssima. Assim, Siena foi incluída em meu roteiro. Mas não é somente esse o grande trunfo da cidade. Reconhecida mundialmente pelo seu patrimônio histórico, com arquitetura medieval, Siena já rivalizou com Florença como a cidade mais importante da região. Como várias cidades da região da Toscana, Siena também foi construída no alto de uma colina, o que transformou suas pequenas ruas em um labirinto, com várias subidas e descidas. Sua fama se deve também ao Palio, uma corrida de cavalos, com dezessete bairros (contrade) participantes. O evento, que ocorre duas vezes ao ano (em julho e agosto), acontece na Piazza del Campo, que possui a forma de um leque e é uma das maiores praças medievais da Europa. Para ganhar a corrida, o cavalo deve dar três voltas na praça e vence quem chegar primeiro. O vencedor ganha um estandarte (Palio) exclusivo para cada evento. Um lugar repleto de símbolos e de história, que oferta uma prazerosa viagem no tempo.

Como chegar:

De trem: de Florença – de trem, com 1h30 de duração.

De ônibus: Muitos optam pelo ônibus, já que a rodovia é mais central. A estação de trem fica um pouco afastada, mas não é um empecilho. Os ônibus partem de Florença do ponto ao lado da estação Santa Maria Novella e param na Piazza Antonio Gramsci, em Siena. Duração da viagem: 1h30.

Atrações:

Duomo – Catedral de Siena: uma legítima representante da arquitetura gótica italiana, a catedral de Siena é um espetáculo e já compensa a sua visita à cidade. A fachada, rica em detalhes, é obra de Giovani Pisano, finalizada em 1380. Construído com uma mescla de mármores preto e branco, formando listras, o interior é repleto de afrescos e pinturas, que rivalizam pela sua atenção juntamente com o piso, adornado com diversos mosaicos. Um Púlpito de mármore de Carrara, esculpido por Nicola Pisano, é uma das grandes atrações. Para completar essa maravilhosa construção, há obras de Michelangelo, Donatello, Tino di Camaino e Lorenzo di Pietro. Não deixe de apreciar a magnífica Pia Batismal, com baixos relevos de diversos escultores renomados. O Museu dell´Opera del Duomo faz parte do complexo – www.operaduomo.siena.it .

Piazza del Campo: a principal praça da cidade abriga o Palazzo Pubblico (a prefeitura da cidade), com o seu famoso Campanário (Torre dei Mangia, com 102 metros de altura), onde funciona o Museu Civico. A Fuente Gaia, com relevos de Jacopo della Quercia, também é uma das grandes atrações da praça.

Igreja de San Domenico: guarda como relíquia, a cabeça da padroeira da cidade, Santa Catalina – www.basilicacateriniana.com.

Pinacoteca Nacional de Siena: possui uma importante coleção de obras de artistas dos períodos italianos Trecento e Quattrocento – www.pinacotecanazionale.siena.it.

Sites: www.sienaguidavirtuale.itwww.aboutsiena.comwww.comune.siena.it

siena 1

A Piazza del Campo em Siena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s