Meu dia em San Gimignano

Informações Práticas:

Hospedagem: Locanda di Firenze – Via Faenza 12, San Lorenzo, 50123 Florença. No post Minhas hospedagens na Itália, comentei sobre todos os hotéis que fiquei no país, com informações e dicas.

Quanto gastei no dia? 67,75 Euros (24,50 Euros com a diária do Hotel – diária de 49 Euros, dividida por dois viajantes; 19,25 Euros com passagens de trem – Firenze/San Gimignano/Sienna; 5 Euros com as atrações turísticas; 19 Euros na cidade, com refeições, lembranças, etc)

Nota turística (de 0 a 10): 10 😉

Para saber sobre a cidade, veja o meu post: Informações e atrações de San Gimignano

Uma das grandes vantagens de ficar hospedado em uma cidade por alguns dias é a naturalidade que se adquire para circular pelas ruas, com um mapa mental. Em Florença, os senhores da padaria e da venda de frutas já me cumprimentavam – buongiorno, brasiliano! O maior ponto positivo: eu já estava acostumado com o ritmo do “formigueiro” chamado estação Santa Maria Novella. Duas cidades faziam parte do roteiro do dia: San Gimignano e Siena.

Para chegar a San Gimignano (informações aqui), peguei o trem em direção a Poggibonsi. Na lanchonete da pequena estação, comprei a passagem para o ônibus que leva para a entrada da cidade (ponto em frente à estação, com um painel que mostra o horário de chegada). Uma dica: se você vai visitar outra cidade no mesmo dia, pode pegar um ônibus na entrada da cidade, ou seja, não precisará voltar para a estação e pegar um trem. O ônibus chegou pontualmente no horário e, em poucos minutos, desci na entrada de San Gimignano.

sg 2

Em poucos minutos me apaixonei pela cidade que foi um importante ponto de peregrinação em direção a Roma. As famílias de patrícios que controlavam a cidade construíram cerca de 72 torres-casa como símbolo do seu poder e riqueza. Atualmente, somente 14 torres engrandecem o cenário. E mais uma vez a maravilhosa dica de acordar cedo e partir para a cidade foi espetacular. No início da manhã não havia ninguém pelas ruas. Quase ao meio-dia, as pequenas ruas estavam lotadas, dificultando o passeio.

sg 8

Ao chegar a Piazza della Cisterna, encontrei a Gelateria di Piazza abrindo suas portas. Fui o primeiro cliente do dia! O local é famoso pelo seu gelato, ganhador do título de “o melhor do mundo” por vários anos consecutivos. As criações e combinações são variadas e exóticas, utilizando ingredientes como queijos, ervas aromáticas e bebidas. Para a fabricação, Sergio – o dono da gelateria – utiliza somente produtos altamente selecionados e com excelente qualidade. Evidentemente que, apaixonado por chocolate e avelã, não resisti quando vi os sabores. Simplesmente fantástico e merecem o título. Dica: se você chegar cedo à cidade, vá em direção da Piazza e prove o gelato, porque no decorrer do dia, a fila para pedidos cresce espantosamente.

sg 3

Com a obrigação gastronômica realizada, comecei meu passeio pelas charmosas ruas da cidade. Senhores tomavam café e conversavam em bom – e alto – italiano. Senhoras, de cabelos branco como a neve, preparavam macarrão artesanal na calçada, enquanto riam muito alto, espalhando alegria para quem passava. O local transmite uma sensação de tranquilidade plena e de felicidade espontânea. Quando visito um país, escolho a minha cidade. Não é necessário ser a mais bonita ou desenvolvida. É aquela que me transmite sentimentos maravilhosos como paz, serenidade e deixam as emoções fluírem sem impedimentos. San Gimignano foi a minha cidade na Itália.

sg 6

Para o almoço, pedi em um restaurante, com uma vista privilegiada da cidade e região, uma tábua de frios e uma taça de vinho. Assim como Ávila, na Espanha, sonhei em me aposentar e passar o resto da minha existência naquele local que é a mais pura e cristalina referência à Toscana. Com minha sacola repleta de produtos regionais (mini vidros de azeite, nocciola, amêndoas, queijos…), me despedi de San Gimignano. Apesar da imensa vontade de ficar, precisava partir para a próxima cidade do dia: Siena.

sg 7

Deixe um comentário

