Meu dia em Cinque Terre

Informações Práticas:

Hospedagem: Locanda di Firenze – Via Faenza 12, San Lorenzo, 50123 Florença. No post Minhas hospedagens na Itália, comentei sobre todos os hotéis que fiquei no país, com informações e dicas.

Quanto gastei no dia? 80,10 Euros (24,50 Euros com a diária do Hotel – diária de 49 Euros, dividida por dois viajantes; 27,10 Euros com passagens de trem – Firenze/Cinque Terre/Firenze; 28,50 Euros na cidade, com refeições, lembranças, etc)

Nota turística (de 0 a 10): 10 😉

Para saber sobre a cidade, veja o meu post: Informações e atrações de Cinque Terre

Um dia imensamente aguardado: a visita as Cinco Terras – Cinque Terre – 5T. Na noite anterior, fui deitar muito cedo porque já sabia que a jornada no dia seguinte seria cansativa. Alguns não aconselham fazer um bate-e-volta de Florença para as 5T, mas no meu planejamento, era a única alternativa para visitar os cinco vilarejos. Na bilheteria, comprei minhas passagens de Florença -> Pisa Centrale -> La Spezia -> Riomaggiore.

Depois de duas trocas de trens e quase três horas, cheguei ao primeiro vilarejo. Na estação de Riomaggiore comprei o Cinque Terre Card Treno (Informações e Atrações de Cinque Terre), peguei um mapa e uma lista com os horários de trens (muito importante). Com todos os apetrechos necessários, fui admirar a beleza que Deus e o homem criaram…

5t 4

O cheiro de mar invade as pequenas ruas, as lojas delicadamente decoradas e os restaurantes que, para incrementar ainda mais o odor, já estavam cozinhando frutos do mar. As casas parecem estar sobrepostas, criando um grande quebra-cabeça de cores. Não há casas luxuosas e muito conservadas, apenas pequenas construções, típicas de cidades praianas. Com o passo apressado, desci a rua principal para encontrar o mar. O azul das águas se fundindo com o do céu é uma das maravilhas da natureza. Deus realmente estava inspirado…

5 t 1

Após conhecer Riomaggiore, decidi continuar a jornada em direção a Manarola. Para iniciar o percurso pela Via dell´Amore, é necessário apresentar o seu 5T Card no quiosque da entrada. No trajeto talhado na encosta rochosa, é compreensível o nome da trilha. Dezenas de cadeados, objetos e declarações de amor fazem parte do cenário. Os mais variados materiais são usados para deixar a marca dos casais apaixonados. Em uma visão geral, se parece com um monte de lixo pendurado. No meio do trajeto, há uma lanchonete, perfeita para tomar um café ou suco, apreciando a vista do mar pelas suas janelas de pedra.

5 T2

Apenas trinta minutos depois, com uma caminhada leve e aproveitando o passeio, cheguei a Manarola. Uma grande parte da Via dell´Amore fica na sombra, o que foi um ótimo fator pois o sol estava muito forte. Manarola, assim como Riomaggiore, é igualmente bela em sua simplicidade. As duas são muito parecidas e apresentam a mesma vista deslumbrante do mar. Para poupar tempo e evitar o sol, fiz o trajeto de Manarola para Corniglia de trem. Não se esqueça de validar o seu 5T Card Treno nas pequenas máquinas na estação.

5t 6

Para chegar a Corniglia, há uma grande escadaria que leva ao vilarejo. É um trajeto grande, então não se esqueça do chapéu ou boné e do protetor solar. Ao chegar, procurei um restaurante para almoçar e escolhi um com vista para o mar. O cardápio era variado e pedi uma massa com frutos do mar para repor as energias perdidas ao subir as escadas. Ressalto que os frutos do mar são frescos e abundantes. A garçonete explicou que eles pescam no início da manhã para servir no almoço. Todo o conjunto estava perfeito: o tempero, o ponto da massa e o sabor inigualável dos frutos do mar. Para acompanhar, um bom vinho italiano.

5t 3

Para um merecido descanso, sentei em alguns dos diversos bancos de pedra espalhados pela cidade para aproveitar a brisa do mar que amenizava o calor. Após análise do tempo que restava, parti em direção a Vernazza de trem. Os vilarejos são muito parecidos entre si, com algumas particularidades. O mais perceptível é que as vilas vão aumentando de tamanho e estrutura e, consequentemente, no números de turistas.

5T 5

Última parada do dia: Monterosso al Mare, que se parece com uma típica cidade praiana. Dezenas de turistas deitados na praia, com guarda-sol por todos os lados. Não poderia deixar passar: entrei no mar por alguns minutos. A água estava gelada, o que fez com que o calor do corpo sumisse completamente. Não foi difícil encontrar um local para comer um delicioso pedaço de pizza. Concluído o roteiro, segui em direção a estação para pegar o trem – e suas conexões – de volta à Florença. Um caos! Centenas de turistas se acotovelando para entrar nos vagões. Se você mora em São Paulo e anda de metrô, não irá sentir diferença.

5 t 8

Considerações finais: é possível fazer as cinco vilas em um dia; Aconselho a fazer o percurso da Via dell´Amore a pé e o restante de trem para não se esgotar; Entre as cinco, as minhas preferidas foram Riomaggiore e Manarola, pelo tamanho e estrutura; Os preços são altos, principalmente nos restaurantes. E mesmo com todos os fatores – cansaço, dificuldade de transporte, longa viagem, preços e centenas de turistas – eu colocaria Cinque Terre em meu roteiro novamente com louvor!

Para informações e atrações de Cinque Terre, clique aqui!

Anúncios

2 comentários sobre “Meu dia em Cinque Terre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s