Informações e Atrações de Cortona

Em todas as minhas listas de filmes preferidos, Sob o sol da Toscana possui um lugar especial. A escritora Frances Mayers (Diane Lane) passa por uma grande desilusão amorosa e decide aceitar o presente de uma amiga: uma viagem para a Itália. Chegando à Toscana, ela compra impulsivamente uma vila em ruínas. Durante a reforma, diversos acontecimentos mudam a vida da escritora e de todos a sua volta. O pano de fundo para essa história é a belíssima cidade de Cortona. No alto de uma colina, as vistas da região são exuberantes. Na composição do meu roteiro, inseri a cidade devido ao filme. Ao conhecê-la, concluí que ela oferece muito mais do que apenas um cenário.

Como chegar: Partindo de Florença, deve-se pegar o trem em direção a estação Camucia-Cortona: 1h20. Ao chegar à estação, é só pegar um ônibus que leva à cidade no alto da colina. De Arezzo até Camucia-Cortona, a viagem dura 20 minutos.

Atrações:

A Câmara Municipal e a Torre do Relógio situam-se em uma das principais praças de Cortona: a Piazza della Rupubblica, com charmosos cafés para desfrutar a cidade.

A cidade é abriga magníficas igrejas, com vários estilos arquitetônicos, incluindo dois exemplos da Renascença: Santa Maria Nuova, desenhada por Giorgio Vasari e Santa Maria delle Grazie, construída por Francesco di Giorgio Martini para abrigar a imagem milagrosa da Virgem Maria, a Madonna del Calcinaio.

O Duomo (catedral) é dedicado à Virgem Maria e abriga a pintura Adoração dos Pastores, de Pietro de Cortona. A cidade possui, ainda, o Museu Diocesano (instalado na antiga igreja de Jesus, com pinturas de Luca Signorelli, Pietro Lorenzetti, Fra Angelico e Sassetta) e dois museus dedicados o período etrusco da cidade: o Museo dell’Academia Etrusca e o Museo Nazionale Etrusco.

Dicas: Assistir ao filme Sob o Sol da Toscana é uma obrigação para visitar Cortona. O filme inspirou um festival cultural, o Tuscan Sun Festival, famoso em toda a Europa. O Archidado – de arco e flecha – é outra manifestação cultural muito interessante, que ocorre no final de maio, desde o ano de 1327.

Sites: www.cortonaweb.netwww.comunedicortona.itwww.cortona-italy.com

cortona 1

Os famosos girassóis – símbolo da Toscana – são encontrados em várias partes da cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s