Meu dia em Pisa

Informações Práticas:

Hospedagem: Locanda di Firenze – Via Faenza 12, San Lorenzo, 50123 Florença. No post Minhas hospedagens na Itália, comentei sobre todos os hotéis que fiquei no país, com informações e dicas.

Quanto gastei no dia? 70,60 Euros (24,50 Euros com a diária do Hotel – diária de 49 Euros, dividida por dois viajantes; 13,70 Euros com passagens de trem – Firenze/Pisa/Lucca; 15 Euros com as atrações turísticas; 17,40 Euros na cidade, com refeições, lembranças, etc)

Nota turística (de 0 a 10): 10 😉

Para saber sobre a cidade, veja o meu post: Informações e atrações de Pisa

O calor em Florença é algo perturbador. É como se você estivesse em uma grande sauna, com um vapor incandescente. Uma rajada de vento é algo fantasioso. Para evitar a sensação térmica – e aproveitar mais o dia – acordei muito cedo. Como fui ao mercado, comprei algo para o café da manhã para evitar grandes gastos e tomei no quarto do hotel. Objetivos do dia: visitar as cidade de Pisa e Lucca. Preparei minha mochila com água, lanche da manhã e fui diretamente para a Estação Santa Maria Novella comprar minha passagem para Pisa.

Nas tabacarias da cidade – há uma na estação – pode-se adquirir um bilhete para viagens de curta distância. Uma grande alternativa para evitar as imensas filas para comprar os bilhetes de trens. O atendente, um senhor muito simpático, estava de excelente bom humor, mesmo com o ruído insuportável da estação. Comprei o bilhete e conferi o próximo trem para Pisa Centrale nos telões. Não esqueça de validar o bilhete nas pequenas máquinas amarelas. A viagem dura, mais ou menos, uma hora.

Ao ver a placa indicativa da cidade, desci na estação e, como era muito cedo, estava quase deserto, excluindo a movimentação dos turistas que desceram comigo. Pelo mapa, era só seguir reto pela rua em frente à estação. De repente, dezenas de turistas apareceram. Nesse momento, percebi que mapa não é necessário. Todos vão para a mesma e única direção. Em alguns minutos, aparecerá a imagem:

pisa2

Uma confissão: a torre é menor do que eu imaginei. Mesmo com esse fator, sua beleza é inquestionável. O Campo di Miracoli onde ela está situada é formado pelo Duomo (catedral), o Camposanto e o Batistério. Há uma grande vantagem em chegar cedo: o gramado estava vazio e poucas pessoas passeavam pelo local, sendo possível aproveitar a sensação de paz que o local proporciona.

O segundo objetivo principal era subir na torre. Na bilheteria, você pode comprar o ingresso somente para a torre ou um ingresso conjugado, com outros monumentos (preços, horários e tickets online: www.opapisa.it). De repente, escuto do atendente: “Somente para a Torre?” em português. Brasileiro, ele foi para a Itália trabalhar e hoje mora em Pisa.

Pisa 4

Para visitar a torre, deve-se deixar bolsa ou mochila em locais próprios na bilheteria. O horário é marcado e a visita dura vinte minutos. Podem subir somente trinta pessoas por vez. As escadas são em espiral e, em alguns momentos, você precisa se apoiar na parede. A vista é excelente, sendo possível observar toda a extensão do campo.

Ao descer, visitei o Batistério e, ao sair, aproveitei o gramado para fazer o meu lanche. É algo delicioso para se fazer, principalmente vendo os turistas tentando, de todas as formas, conseguir acertar o ângulo para a famosa foto segurando a torre. Se eu fiz a minha? Claro! Com ajuda. Não poderia deixar, não é mesmo?! E aviso: você também não irá resistir.

Batistério - Pisa

O relógio marcava 11h30 da manhã e estava satisfeito com a minha visita. Ao seguir novamente pela rua que leva à estação para comprar meu bilhete para Lucca, fiquei surpreso: uma multidão vinha em minha direção. Agradeci o meu despertador, que tocou muito cedo e me fez acordar para aproveitar a cidade e não fazer parte do tumulto.

Para informações e atrações de Pisa, clique aqui!

Deixe um comentário

