Meu dia em Lucca

Informações Práticas:

Hospedagem: Locanda di Firenze – Via Faenza 12, San Lorenzo, 50123 Florença. No post Minhas hospedagens na Itália, comentei sobre todos os hotéis que fiquei no país, com informações e dicas.

Quanto gastei no dia? 70,60 Euros (24,50 Euros com a diária do Hotel – diária de 49 Euros, dividida por dois viajantes; 13,70 Euros com passagens de trem – Firenze/Pisa/Lucca; 15 Euros com as atrações turísticas; 17,40 Euros na cidade, com refeições, lembranças, etc)

Nota turística (de 0 a 10): 10 😉

Para saber sobre a cidade, veja o meu post: Informações e atrações de Lucca

Após passar a manhã na cidade de Pisa, voltei à estação e comprei minha passagem para Lucca. Em apenas 25 minutos já estava na cidade. Caminhando alguns passos, a grande muralha renascentista que circunda a cidade surge diante dos olhos. Ao entrar, é perceptível o traçado irregular das ruas que ainda segue o padrão da antiga colônia romana, fundada em 180 a.C. Não é possível entrar com carros, o que favorece os passeios a pé ou de bicicleta.

Lucca 2

Ao analisar o local, guardei o mapa na mochila e o consultei pouquíssimas vezes. Diferente das grandes cidades, você pode seguir um padrão diferente em Lucca, deixando-se levar pelas ruelas aconchegantes. Para o almoço, escolhi um pequeno restaurante para provar as deliciosas bruschettas italianas. Vieram duas, somente com tomates e temperos. Um grande exemplo que a simplicidade é a melhor opção. Não resisti e pedi mais duas.

Lucca 4

Geralmente, as cidades medievais estão no topo das colinas, principalmente na Toscana. Lucca foge da regra, pois está em uma planície, o que facilita o roteiro. Arborizada, a muralha perdeu sua característica militar e se transformou em uma excelente opção de passeio. Em vários pontos você observa pessoas sentadas fazendo piqueniques ou apenas conversando.

Ao virar em uma rua, cheguei ao Duomo di San Martino, famoso por abrigar o Volto Santo (Rosto Sagrado), também conhecido por “Santa Cruz”. Trata-se de um crucifixo feito de madeira, medindo 2 metros e 45 centímetros de altura. De acordo com a lenda, foi esculpido por Nicodemos, depois da morte e ascensão de Cristo. O Volto Santo está em uma capela octognal, o Il Tempietto. Outro monumento importante dessa catedral é o Túmulo de Ilaria del Carreto, situada na sacristia. O sarcófago mostra a jovem Ilaria, mulher de Paolo Guinigi que morreu muito nova, durante o parto – www.museocattedralelucca.it/cattedrale.htm. Horários e preços: www.museocattedralelucca.it/visiting.htm

O calor ocasiona um cansaço repentino. Cheguei à Piazza dell´Anfiteatro e escolhi um dos lugares para sentar e tomar um bom refresco. A praça foi construída durante os séculos I e II sobre as antigas fundações de um anfiteatro romano, motivo pelo qual possui um formato oval. É o centro da cidade, onde várias turistas aproveitam para descansar.

Lucca 3

Uma das grandes igrejas da cidade é a San Michele in Foro. Sua arquitetura possui mistura de colunas de mármore retorcidas e incrustadas, compondo uma fachada exuberante. A minha impressão foi que a parte de cima, que se eleva da entrada, estava prestes a cair. Aos amantes de vistas das cidades, Lucca oferece a Torre Guinigi, com seus 45 metros de altura. Para chegar ao topo, que oferece um jardim com carvalhos, são 25 lances de escada, totalizando mais de 225 degraus.

lucca 5

E, para homenagear o seu mais ilustre cidadão, a cidade mantém a Casa Natale di Giacomo Puccini, onde o famoso compositor nasceu em 1858 – www.fondazionegiacomopuccini.it. Ao visitar o local, meu último ponto turístico da cidade, aproveitei para saborear um legítimo gelato italiano, muito convidativo para suprimir as grandes temperaturas.

Lucca 6

Giacomo Puccini, saudando os visitantes.

Para informações e atrações de Lucca, clique aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s